Universidade aperfeiçoa comunicação pela internet

Em 24/07/14 11:47. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 66 – Agosto – 2014

Universidade aperfeiçoa comunicação pela internet

Entenda como as mudanças foram pensadas e como as informações podem ser encontradas com maior facilidade no novo Portal UFG

Texto: Camila Godoy | Infografia: Dúnia Esper

O Portal UFG está de cara nova. Totalmente reformulado, o que hoje está na tela é resultado do levantamento, da categorização e da remodelação de todas as informações da página de acordo com suas funcionalidades. Os conteúdos dos menus e submenus do Portal foram hierarquizados para, posteriormente, ocorrer o desenvolvimento do projeto da estrutura física, ou seja, do novo layout.

Todas as mudanças na página eletrônica da universidade ficaram a cargo de uma equipe multidisciplinar das áreas de Comunicação Visual e Informática – formada por profissionais da Assessoria de Comunicação (Ascom), Media Lab, Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) – coordenada pelo professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Cleomar Rocha, também coordenador do Media Lab. A partir de análises de outros portais, como o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e da Harvard University, essa equipe buscou alinhar soluções de interfaces de usuário ao projeto da UFG.

De acordo com o designer gráfico da Ascom, Reuben Lago, o principal objetivo das mudanças é criar uma identidade visual, uma vez que há páginas da instituição que não têm ao menos a marca da UFG: “As pessoas, ao abrirem a página de alguma faculdade, por exemplo, precisam saber que ela se trata de uma unidade da Universidade Federal de Goiás”.

A equipe multidisciplinar também observou as normas de acessibilidade e os padrões de usabilidade definidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante o desenvolvimento do projeto. “O Portal precisava ser o mais eficiente possível nesses dois quesitos”, afirmou o designer gráfico.

As normas direcionaram a criação do layout do Portal, que recebeu traços característicos de horizontalidade. O banner da página principal, as fotos e os recursos visuais apresentam essa característica. Cleomar Rocha explicou que esse critério representa o espaço geográfico de Goiás, a horizontalidade das áreas de conhecimento e o fato da universidade abrir novos horizontes. “A ideia principal do Portal é representar o que a UFG é: produtora e disseminadora do conhecimento”, acrescentou.

Agora, o próximo passo da equipe é estender as mudanças do Portal UFG para outros departamentos. Pelo cronograma, as próximas páginas a serem renovadas serão as das Pró-Reitorias, seguindo as dos órgãos administrativos e das unidades acadêmicas articulados ao domínio UFG que estiverem interessados na transformação. Apesar dos benefícios, nenhum deles será obrigado a aderir ao projeto de reorganização de conteúdo e layout. Em consonância com a política da instituição de preservar a autonomia de órgãos e unidades, é facultativo a contratação de outros profissionais para desenvolver esse trabalho.

Além dessas mudanças mencionadas, a equipe multidisciplinar está acompanhando os resultados e sempre que for encontrada alguma deficiência, a página eletrônica poderá ser alterada: “O Portal UFG não é algo imutável”, completou Cleomar Rocha.

Info novo portal ufg.

Categorias: Portal UFG layaut CERCOMP ASCOM