Projeto propõe desenvolvimento de veículo ecológico a baixo custo

Em 08/10/13 14:53. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 62 – SETEMBRO – 2013

Projeto propõe desenvolvimento de veículo ecológico a baixo custo

O veículo poderá ser utilizado para pequenos deslocamentos ou mesmo em um ambiente acadêmico para promoção da educação no trânsito

Texto: Chico Santos | Fotos: Divulgação

Veículo ecológico baixo custo

Projetar um veículo ecologicamente correto, de baixo custo, com estrutura tubular de PVC, movido a energia solar. Foi com essa meta que o professor do curso de Matemática Industrial, Marcelo Henrique Stoppa, do Câmpus Catalão, iniciou suas investigações sobre o veículo e os meios necessários para ele se tornar possível. Das pesquisas iniciais, surgiu o projeto Desenvolvimento de Veículo Ecológico a baixo custo, que vem sendo realizado pelo professor em parceria com outros cursos. O objetivo do projeto é desenvolver um veículo para pequenas distâncias, com estrutura em PVC, movido a motor elétrico de baixa potência e alimentado por placas flexíveis de energia solar.

O projeto se encontra na fase de projeção da primeira configuração da estrutura, que foi feita em LEGO©, para determinar a funcionalidade, a ergonomia e o dimensionamento e testes de simulação computacional, por meio de softwares de elementos finitos. Isso, para avaliar o seu funcionamento, com simulações de tensões e deformações do chassi. Após essas etapas, será feita a otimização estrutural, para reduzir o custo dos protótipos e a realização de testes de segurança. Ao final do projeto, a intenção é doar os protótipos construídos a escolas, para promover a educação no trânsito e também a aproximação de novas tecnologias, motivando o aprendizado.

Para Marcelo Henrique Stoppa, esse projeto é importante, pois pode ser muito útil para escolas, universidades e outros lugares, onde se vê a necessidade de deslocamento em curta distância. Ele teria a mesma utilidade de um carrinho de golfe, que é de custo bem elevado.

O professor informa ainda que o projeto necessita de financiamento, pois para a montagem dos protótipos serão utilizados diversos materiais. O projeto foi submetido ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) para possível financiamento e aguarda resposta. Entretanto, qualquer empresa pode auxiliar no projeto, para isso, basta procurar o Setor de Contratos e Convênios do Câmpus Catalão (CAC) e formalizar pedido.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
62 P15 215 Kb f7c0e6d3c5656ed0587e078add4c477c