Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Curso de Medicina no Câmpus Jataí está em fase de implantação

Em 08/10/13 14:52. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 62 – SETEMBRO – 2013

Curso de Medicina no Câmpus Jataí está em fase de implantação

Comissão trabalha para atingir a meta de realização do primeiro Processo Seletivo para o curso de Medicina no segundo semestre de 2014

Texto: Comissão de implantação do curso

Desde a divulgação da lista das universidades contempladas no programa de expansão do ensino médico no Brasil, em junho de 2012, o Câmpus Jataí (CAJ) da UFG, por meio da comissão formada por integrantes do CAJ, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e da Faculdade de Medicina do Câmpus Colemar Natal e Silva, trabalha intensamente para implantar o curso de Medicina e realizar um sonho compartilhado por toda a comunidade jataiense. Das 270 vagas a serem criadas na região Centro-Oeste, 60 foram alocadas para a criação do curso de Medicina no Câmpus Jataí.

A ampliação das vagas na graduação em Medicina e a criação de novos cursos foram pensadas pelo Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério da Saúde, com a intenção de melhorar a relação de médicos por mil habitantes no país, calculada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em 2009. Os dados apontam que a relação do Brasil é de 1,8 médico por mil habitantes, deixando o país atrás de países como Estados Unidos (2,4); Reino Unido (2,7); França (3,5) Uruguai (3,7); e Cuba (6,4).

De acordo com o diretor do CAJ, Wagner Santos, membro da comissão de implantação do curso, várias reuniões e ações têm sido realizadas, focando principalmente na definição e construção da infraestrutura necessária, na elaboração do projeto pedagógico do novo curso, na contratação dos docentes e no estabelecimento de convênios com as Secretarias municipal e estadual de Saúde, envolvendo os hospitais do município de Jataí e da região. O projeto arquitetônico do prédio a ser construído está sendo discutido com a equipe do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef) para as adequações finais. O prédio terá salas de aula, anfiteatros, laboratórios específicos do curso com seus respectivos equipamentos, tais como, laboratório morfofuncional, laboratório de habilidades médicas, além de laboratório de informática, salas de estudo, sala de professores, lanchonete, centro acadêmico, dentre outros ambientes que servirão não apenas para o curso de Medicina, mas também para os outros cursos da área da saúde existente no CAJ.

O projeto pedagógico do curso está sendo criado dentro de uma perspectiva de utilização de metodologias ativas de ensino em sistema de módulos, em que a inserção do estudante no sistema de saúde local acontecerá desde o primeiro período do curso. Com relação aos novos docentes, os editais para a contratação dos primeiros professores já estão em fase final de elaboração, com previsão de contratação nas principais áreas da Medicina, como Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Urgência e Emergência, e Saúde Mental.

A comissão já realizou diversas visitas a cursos de Medicina de diferentes universidades privadas e públicas para avaliar os principais problemas e desafios enfrentados pelas instituições e trocar experiências para subsidiar a implantação de um curso de qualidade e em sintonia com as demandas e características regionais. A comissão trabalha com a hipótese de vestibular no meio do próximo ano, de forma que a primeira turma teria início no segundo semestre de 2014.

Atualmente, a comissão de implantação é formada por Allison Gustavo Braz (Câmpus Jataí), Claudio Andre Barbosa de Lira (Câmpus Jataí), Eliana Melo Machado Moraes (Câmpus Jataí), Gisele Araújo Prateado de Gusmão (Prograd), Lawrence Gonzaga Lopes (Prograd), Marciana Gonçalves Farinha (Câmpus Jataí), Marcos Lázaro Moreli (Câmpus Jataí), Marilda Shuvartz (Prograd), Marise Ramos de Souza (Câmpus Jataí), Sandramara Matias Chaves (Prograd), Vardeli Alves de Moraes (diretor da Faculdade de Medicina), Fátima Maria Lindoso da Silva Lima (vice-diretora e coordenadora do curso de Medicina) e Wagner Gouvêa dos Santos (Diretor do Câmpus Jataí/UFG).

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
62 P14 332 Kb b6a4a807f7e0517890409df40b4b70da