ARTIGO: Museu: Quais as ferramentas para superar as dificuldades atuais?

Em 13/04/15 11:24. Atualizada em 23/04/15 15:11.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO IX – Nº 71 – Abril – 2015

ARTIGO: Museu: Quais as ferramentas para superar as dificuldades atuais?

Texto: Lana de Araújo Gomides* Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha ** | Foto: Carlos Siqueira

Lana de Araújo Gomides e Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha

Tradicionalmente, os museus sempre foram conhecidos a partir de seu meio físico, possuindo acervos materiais e visitantes. Com o surgimento da internet, os museus passaram a existir também no meio virtual, tendo a oportunidade de alcançar um maior público. Porém, essas instituições estão passando por alguns problemas, como a falta de investimento e o interesse do público por outras formas de lazer. Na tentativa de solucionar esses problemas, tem-se a possibilidade de usar três ferramentas: a internet, a Publicidade e as Relações Públicas.

A internet é uma ferramenta essencial, uma vez que a junção dos meios físico e digital é promissora. Muitas pessoas obtêm conhecimentos históricos por meio de sites de pesquisa, e os museus encontraram no meio digital uma forma de entrar em contato com o público de maneira dinâmica e direta. A ampliação do contato com o setor do turismo aumenta as expectativas de visitas, já que muitos visitantes são estimulados, após terem contato com imagens na internet.

Além disso, ainda que não seja possível para o visitante ir até o meio físico, sua visita via internet é importante. De qualquer lugar do mundo, uma pessoa pode interpretar o conteúdo do site e contribuir para reavivar a existência do museu, por meio de comentários e compartilhamentos.

Quanto à Publicidade, ela divulga e atrai a atenção do público. Afinal, devido à falta de comunicação, muitas pessoas não sabem da existência e do conteúdo de alguns museus. Assim, as visitas ficam restritas aos estudantes de Museologia e intelectuais. Cabe, portanto, a publicidade promover o contato entre o museu e o público.

Já as Relações Públicas contribuem ao fazer parcerias e conseguir patrocínios, além de conquistar uma aproximação maior junto ao público. Dessa forma, o museu consegue recursos financeiros para ser divulgado, conservado e até realizar eventos (também organizados com a ajuda dos profissionais de Relações Públicas), atraindo um público maior. O profissional dessa área também tem facilidade de interpretar as necessidades tanto dos museus quanto de outras instituições, órgãos e possíveis parceiros, fazendo com que as parcerias (como divulgações, realização de eventos, entre outros) sejam altamente positivas para ambos os lados. Tal ferramenta é essencial para melhorar a imagem do museu (que deve ser cada vez mais intensificado devido ao uso recorrente da internet) e criar vínculos duradouros com a mídia.

O museu é uma instituição importante e mais pessoas precisam ser estimuladas a frequentá-lo, virtual e pessoalmente. Por meio das três ferramentas apresentadas, é possível que o museu contorne as dificuldades enfrentadas, fazendo com que as pessoas fiquem mais interessadas em frequentá-lo. Por ser uma instituição de grande importância, ele deve estar sempre atento às mudanças e às eventuais dificuldades que estas trazem. Afinal, se o museu parar, a história não será tão bem contada para as gerações futuras.

* Lana de Araújo Gomides (Autora) Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha (Orientadora)

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui