De cara nova

Em 06/05/15 12:00. Atualizada em 02/06/15 12:16.

Marca Jornal UFG 72

De cara nova

Jornal UFG ganha novo projeto gráfico e editorial, com roupagem mais moderna e atraente
Texto: Serena Veloso | Imagens: Ascom/UFG

Capa Jornal 01 Capa Jornal 15 Capa Jornal 35 Capa Jornal 46

Evolução do projeto gráfico do Jornal UFG ao longo dos anos. Acesse o menu "Edições Anteriores" à esquerda e veja todas as edições do Jornal UFG.

No mês de comemoração do aniversário de nove anos do Jornal UFG, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFG, responsável pela publicação, traz algumas novidades para o leitor, que já deve estar se surpreendendo ao longo das páginas com as mudanças no projeto gráfico e editorial realizadas a partir desta edição. De cara nova, o jornal ganhou uma nova identidade visual influenciada por elementos mais sofisticados, com conteúdos mais fluidos, utilização de nova tipografia, organização da página de forma mais leve e inserção de mais recursos gráficos.

“A tentativa é modernizar a aparência do jornal. Isso também vai interferir no aspecto editorial: a maneira de escrever passa a ser mais dinâmica, com a articulação de elementos visuais que auxiliem no entendimento do texto, como gráficos, infográficos e ilustrações”, explica o designer gráfico do Jornal UFG, Reuben Lago, que também enxerga na reestruturação a possibilidade de tornar a leitura do jornal mais prazerosa.

Banner pesquisa Jornal UFG

Para direcionar a proposta de aperfeiçoamento tanto do conteúdo como do projeto visual, a Ascom realizou ampla pesquisa com a comunidade universitária, por meio de questionários online e entrevistas de campo, sobre a recepção do jornal para identificar as percepções sobre o veículo. De acordo com a coordenadora de imprensa da Ascom e editora do Jornal UFG, Michele Martins, os resultados prévios apontaram para a necessidade de pensar numa nova proposta de articulação das informações. “A partir dos primeiros resultados ficou claro que o projeto editorial precisava ser reestruturado de forma mais dinâmica”, comenta Michele Martins. Os dados conclusivos da pesquisa devem ser divulgados no mês de junho, no portal UFG.

A proposta de reformulação é estudada desde 2014. Além da pesquisa com os leitores do Jornal UFG, foi feita uma análise de cerca de 30 publicações institucionais nacionais e internacionais, nas quais foram identificados aspectos visuais mais relevantes e modernos que inspiraram a estruturação do novo design. Apesar das mudanças, a ideia é manter os elementos que conferem uma identidade ao jornal. “Para que não houvesse uma grande ruptura com relação ao padrão visual já encontrado no Jornal UFG, mantivemos alguns elementos aprovados pelos leitores e que convidam ao acesso”, acrescenta Reuben Lago.

Nova marca jornal

Nova marca reorganiza os elementos com mais fluidez e leveza

Novo design

Da capa à última página é possível observar uma série de alterações visuais no intuito de valorizar ainda mais o conteúdo produzido pelo Jornal UFG. A matéria principal ganha mais destaque com a nova organização da capa, agora com a marca da UFG inserida no sentido vertical para dar mais visibilidade às chamadas dos textos, principal convite à leitura das páginas seguintes. Além disso, o impresso ganha também mais duas páginas coloridas, além das outras três já existentes, nas quais podem ser exploradas matérias sobre pesquisas e projetos de extensão da universidade, com a inclusão de mais recursos imagéticos.

A reforma no projeto gráfico também acompanha a tendência atual dos impressos em promover maior interação com o público, incentivando a participação na produção dos conteúdos. Sendo assim, foi criada uma nova sessão na página 2, onde serão publicadas, a cada edição, fotos do Instagram da UFG registradas pela comunidade universitária, proporcionando acesso direto aos produtos digitais institucionais da Universidade. Para aqueles que apreciam as editorias de Entrevista, Mesa-redonda e Opinião, foi pensada uma nova organização textual que permite uma leitura mais dinâmica e sucinta. “Essas são as páginas em que temos os maiores acessos e retorno dos nossos leitores”, destaca Reuben Lago.

O Jornal UFG continua aberto a contribuições e participação do leitor com o envio de opiniões e sugestões de pauta para o e-mail <jornalismo.ascom@ufg.br> ou pelo telefone de contato da Ascom: 3521-1311. O conteúdo do jornal também pode ser conferido pela internet, no site <www.jornalufgonline.ufg.br>. A Ascom acredita que a colaboração de todos é imprescindível para a construção de uma comunicação baseada no amplo diálogo entre a UFG e seu público e com o objetivo de consolidar o Jornal UFG como um instrumento para socialização da produção científica, ações e serviços desenvolvidos no âmbito da UFG.

Instagram  facebook

Interatividade

Para ter acesso a todo o conteúdo digital produzido pela Ascom, interaja em nossas redes sociais. Com seu smartphone, tablet ou notebook também é possível acessar diretamente a página do Jornal UFG através do QR CODE (imagem abaixo), utilizando o programa específico para seu aparelho.

QR code.jpg

Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui

Categorias: aniversário Jornal da UFG Interatividade