UFG tem novo sistema de acesso à internet

Em 28/03/16 10:28. Atualizada em 30/03/16 16:02.

topo 77

UFG tem novo sistema de acesso à internet

Texto: Luiz Felipe Fernandes | Infográfico: Reuben Lago

Um novo sistema de acesso à internet sem fio (Wi-Fi) está sendo gradativamente implantado pelo Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) em toda a Universidade Federal de Goiás (UFG). A Eduroam (Education roaming) proporciona conexão segura e gratuita com nome de acesso (login) e senha únicos. Com isso, o acesso à internet será automático em computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones) em todos os locais em que o sistema estiver implantado.

A rede Eduroam pode ser acessada por estudantes, professores e servidores da UFG, por meio do login único obtido no Portal UFGNet, seguido de @ufg.br. A senha é a mesma usada para acessar o Portal (confira o passo a passo). Como se trata de um serviço desenvolvido pela comunidade internacional com finalidade educativa e de pesquisa, a conexão pode ser feita em qualquer lugar do mundo onde a rede esteja disponível.

O diretor do Cercomp, professor Cedric Luiz de Carvalho, ressalta que a nova rede é muito mais confiável e segura. Ele explica que a implantação está sendo feita à medida que os equipamentos são adquiridos. “Unidades que têm recursos próprios podem adquirir os equipamentos apropriados, segundo especificação feita pelo Cercomp”, acrescenta.

A estudante de Artes Visuais Greice Aguiar costuma acessar a rede Eduroam em sua unidade acadêmica, na Biblioteca Central e em alguns pontos do Câmpus Colemar Natal e Silva, na Praça Universitária. “É muito útil e ficou até melhor agora que tem só uma senha”. Ela avalia que a perspectiva de universalizar o sistema em toda a UFG é ainda mais positiva, já que não seria necessário ir a pontos específicos para conectar à internet.

Instituições de 60 países já aderiram ao sistema. No Brasil, a Eduroam foi lançada em 2012 e disponibilizada para a UFG por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, uma Organização Social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e de comunicação, a RNP fornece às instituições públicas de pesquisa e de ensino superior e tecnológico infraestrutura de redes avançadas que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento.

Como conectar?

1. No Portal UFGNet, no ícone “Criar Login Único”, faça o cadastro para obter um login e uma senha. O cadastro está disponível para estudantes, professores e servidores da UFG. Servidores terceirizados devem procurar o Departamento do Pessoal, no prédio da Reitoria, para saber se já estão cadastrados como colaboradores, o que possibilita a criação do login único.

2. O segundo passo é configurar o aparelho de acordo com o sistema operacional.

Android

- No menu configurações entre na opção Wi-Fi e selecione a rede Eduroam.
- Na janela de configurações preencha os dados da seguinte forma:

Método de EAP: PEAP
Autenticação de fase de 2: MSCHAPV2
Certificação de CA: (Não especificado)
Certificados de usuário: (Não especificado)
Identidade: “login único”@ufg.br
Identidade anônima: não preencher
Senha: a mesma criada no Portal UFGNet

- O Cercomp não oferece suporte para iOS, portanto não há homologação com relação a esse sistema. Entretanto, a Eduroam também pode ser acessada pelos dispositivos da Apple, da mesma forma que os do Android.

cellmao

Locais de cobertura

Algumas unidades já possibilitam o acesso pela Eduroam em algumas de suas dependências, mas o objetivo é ampliar o acesso a toda UFG.

REGIONAL GOIÂNIA
Câmpus Samambaia
Escola de Música e Artes Cênicas (Emac)
Faculdade de Artes Visuais (FAV)