Professores de Matemática participam de aperfeiçoamento no Câmpus Catalão
Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 60 – JULHO – 2013
Professores de Matemática participam de aperfeiçoamento no Câmpus Catalão
Professores de Matemática do ensino médio ampliam as possibilidades de conhecimento e utilização de novas ferramentas em sala de aula a partir de videoaulas e resolução de exercícios
Texto: Fábio Gaio | Fotos: Rosiane Dias Mota
Professores de Matemática do ensino médio estiveram reunidos de 15 a 19 de julho no Câmpus Catalão (CAC) da UFG para um período de aperfeiçoamento por meio de aulas teóricas e resolução de exercícios. O projeto, chamado de Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) ocorre duas vezes ao ano, sempre no período de férias escolares, em diversas instituições de ensino superior.
Cerca de ciquenta professores do ensino médio acompanharam as videoaulas minitradas no miniauditório Professora Sirlene Duarte
O coordenador do Programa no Câmpus Catalão, professor Alexander Serejo Santos, explica que o PAPMEM funciona a partir de vídeo aulas disponibilizadas em tempo real, ministradas por professores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Durante o período da manhã ocorrem as exposições teóricas e à tarde os participantes resolvem em grupo e com auxílio dos professores da UFG os exercícios propostos. Nesta edição, todas as 50 vagas oferecidas foram preenchidas.
De acordo com Serejo, são abordados assuntos variados relativos ao conteúdo de matemática abordado no ensino médio. Nessa edição do PAPMEM os temas trabalhados foram: Áreas, Aritmética, Combinatória, Probabilidade, Problemas do 1º Grau, Problemas do 2º Grau, Proporcionalidade e Teorema de Pitágoras. Para o coordenador do Programa, essa é uma importante oportunidade para o educador se aperfeiçoar por meio da aplicação do conteúdo estudado em sala de aula. “Normalmente essas aulas trazem curiosidades e aplicações. O aperfeiçoamento é feito de forma que o professor de Matemática reflita sobre diversas formas de trabalhar os temas em sala de aula”, explica.
Alexander Serejo acrescenta que nessa edição, o material utilizado pelo PAPMEM é o livro Temas e Problemas Elementares, disponibilizado gratuitamente para os participantes, e usado com frequência para confecção do exame de acesso ao mestrado profissional em Matemática (PROFMAT), oferecido por diversas universidades, entre elas o Câmpus Catalão da UFG. Além disso, os professores que atuam no Programa são os mesmos que lecionam no mestrado.
Para Diana Cortes, professora da Escola Municipal Eduardo de Paiva, no município de Cristalina, participar do PAPMEM é uma excelente oportunidade de aprimoramento e inovação. Diana Cortes conta que após ter acompanhado a última edição da Olimpíada de Matemática, teve a percepção da necessidade de atualização profissional. “Eu me inscrevi no PAPMEM para melhorar minhas aulas e melhorar a qualidade do ensino que ofereço aos meus alunos”, conclui.
Diego Ferreira, professor do Colégio Aprov de Catalão, considera útil a participação no PAPMEM. Para ele esta é uma grande oportunidade para voltar à universidade e rever conteúdos, além de se atualizar. Diego Ferreira acredita que a partir do Programa poderá melhorar o planejamento de suas aulas, utilizando estratégias, ferramentas e conhecimentos adquiridos durante o aperfeiçoamento.
Além da participação no PAPMEM, Diego Ferreira e Diana Cortes concorrem a uma vaga no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e para ambos, a participação no Programa ajuda na preparação para a seleção e proporciona uma aproximação com os professores da universidade.
Arquivos relacionados | Tamanho | Assinatura digital do arquivo |
---|---|---|
60 p13 | 208 Kb | e0a58458bd739da8bcc5d8f4a695e6fd |