Editorial: Alguns dos nossos desafios colocados em pauta

Em 08/10/13 14:21. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 62 – SETEMBRO – 2013

Editorial: Alguns dos nossos desafios colocados em pauta

Texto: Michele Martins | Foto: Carlos Siqueira

Michele Martins

A edição desse mês do Jornal UFG é um convite à reflexão sobre alguns desafios que nos deparamos hoje em diversas áreas na região Centro-Oeste. O primeiro, de tão significativo, foi eleito como tema para a capa dessa edição e aborda a problemática da produção audiovisual goiana. Dessa forma, é imprescindível que sejam debatidas questões referentes à formação acadêmica, à legislação e, principalmente, ao financiamento estadual das produções locais. Foi com essa ideia que a equipe da Assessoria de Comunicação da UFG e a TV UFG produziram mais um debate para a mesa-redonda.

Mesmo que, em contexto nacional, o histórico da produção goiana nesse setor tenha sido inconstante e pouco estruturado, registrou-se nos últimos anos um crescimento nessa área, refletindo em uma maior participação em festivais internacionais e na consolidação de um curso superior. Mas a nossa realidade ainda é marcada por muitos desafios, como a excessiva dependência do amparo financeiro do Estado, que fica a mercê da boa vontade de gestores, assim como acontece em outros ramos das atividades culturais. Foi nesse sentido que, de acordo com os profissionais da área convidados para esse debate, chegou-se a seguinte conclusão: a necessidade de elevar as questões da área cultural para além dos aspectos autorais e artísticos, com vistas a impulsionar a economia local também com atividades artísticas.

Outro desafio, que foi amplamente discutido na universidade no mês de setembro, é o de promover de forma eficiente a assistência estudantil e a inclusão dos estudantes. Após cinco anos de implementação do UFG Inclui, chegou a hora das coordenações de cursos e a Pró-reitoria de Graduação analisarem os dados, como notas, evasão e frequência estudantil, na tentativa de atender a um novo perfil de estudantes que ingressaram por meio de ações afirmativas. Essa análise foi realizada em um seminário e apontou que, em geral, os estudantes contemplados por essas ações apresentaram um bom desempenho acadêmico, mas ainda precisam de mais apoio para permanecerem na universidade e concluírem os cursos.

No âmbito da pesquisa, quinze anos de estudos realizados pelo Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (Labogef) do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG revelaram os impactos negativos da ação do homem, que produziram intensos desequilíbrios no ecossistema que integra a bacia do Rio Araguaia. O desafio será considerar os resultados desses estudos de forma a recuperar os prejuízos causados à natureza e promover a preservação dos recursos naturais.

Enfim, com essas e outras matérias dessa edição, a equipe do Jornal UFG pretende levar a seus leitores informações atualizadas sobre assuntos de interesse à sociedade e mobilizar forças coletivas capazes de compreender e superar esses e outros desafios!

* *Michele Martins, editora do Jornal UFG

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo