Arte e diversidade na Galeria da CEU5

Em 08/09/14 14:36. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014

Arte e diversidade na Galeria da CEU5

Texto: Águita Araújo | Foto: Divulgação

Galeria CEU5

A Galeria foi inaugurada durante a Terceira Jornada Cultural da CEUV

Criar um espaço físico para dar visibilidade à expressão artística, tanto dos moradores da Casa do Estudante Universitário V (CEU V) quanto de artistas da comunidade, por meio da publicação de editais para seleção, era um desejo antigo dos residentes da moradia estudantil. Diante desse anseio, desde janeiro deste ano, integrantes da Comissão Permanente de Cultura e Lazer da CEU V e de órgãos da universidade se articularam e se reuniram para criar uma galeria na casa do estudante.

De acordo com o estudante do curso de Letras, Pedro Moreira, a Galeria da CEU5 surgiu a partir de ações da Comissão Permanente de Cultura e Lazer da CEU V, que é constituída pelos moradores da casa e na qual ele é diretor, em parceria com as Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom). A Galeria da CEU5 iniciou suas atividades culturais em julho deste ano com uma exposição de obras de arte, intitulada Horizontes, produzidas pelos residentes da moradia estudantil, durante a Terceira Jornada Cultural, evento anual de comemoração do aniversário da Casa do Estudante que ocorreu na CEU V.

As próximas exposições serão realizadas por meio de editais para a seleção de obras artísticas. Pedro Moreira, que também é diretor provisório da galeria, afirma que o espaço ainda está em processo de implantação. “Começamos com uma estrutura mínima para o início das atividades”, explicou. Em um segundo momento, ele aguarda que o Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef) realize algumas reformas para adequar o funcionamento efetivo da Galeria da CEU5.

Horizontes

Estudantes dos cursos de Artes Visuais, Dança, Design de Ambientes, Ecologia, Filosofia e Letras, que residem na CEU V, produziram o material para a exposição Horizontes. A mostra artística esteve aberta ao público durante o mês de julho e tinha temática livre, uma vez que as obras já estavam prontas e a escolha ficou a cargo de cada expositor.

Contudo, o estudante Pedro Moreira afirma que um critério norteou todo o trabalho: diversidade. “Diversidade de linguagens, técnicas, temas e formação artístico-acadêmica. Assim, o objetivo era mostrar a riqueza que advém disso, como num bordado ou mosaico, onde o todo é mais que a soma das partes coloridas: é a figura em sua unidade”, esclareceu.

João Carlos Ferreira dos Santos é autor das aquarelas sobre papel cartão, Banhista e Santinha, que foram expostas. Para o estudante do curso de Artes Visuais, a exposição Horizontes foi interessante para a divulgação de trabalhos e contribui para que os estudantes, cuja graduação é relacionada com o desenvolvimento artístico, possam se ambientar com a experiência de expor obras. “Essa iniciativa fomenta o desenvolvimento artístico e cultural dos moradores”, acrescentou.

Apoio institucional

De acordo o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais as CEUs são vinculadas à Procom e o órgão procura desenvolver trabalhos que visam humanizar atividades desenvolvidas por estudantes. Já a Proec auxiliou na divulgação da exposição produzindo material gráfico, em parceria com o Centro Editorial Gráfico da UFG (Cegraf). Servidores do Cegef também contribuíram com a pintura do espaço e a instalação de algumas peças da exposição. Segundo a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Giselle Ottoni, a iniciativa é de fundamental importância para que os estudantes possam ter maior contato com a arte dentro da própria casa, além de receber pessoas de outras localidades para desenvolver atividades artísticas.

Categorias: Galeria Artes Casa do Estudante exposição

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo