Universidade moderniza sistemas de informação

Em 08/09/14 14:34. Atualizada em 24/11/14 14:14.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014

Universidade moderniza sistemas de informação

Nos próximos quatro anos, a UFG estará em fase de implantação dos Sistemas Integrados de Gestão Universitária, que irão melhorar o gerenciamento de informações na instituição

Texto: Serena Veloso | Infografia: Reuben Lago

Com o objetivo de integrar os sistemas informacionais da universidade e trazer maior facilidade no acesso e na administração de funções das diversas áreas da instituição, em 2013, a UFG iniciou a implantação do software Sistemas Integrados de Gestão (SIG). Organizado em módulos, o SIG permite atualização ágil e manipulação dos dados com maior eficiência.

Durante esse processo, que durará em torno de quatro anos, serão priorizados os módulos que possuam sistemas correspondentes na UFG. Os sistemas com tecnologia defasada serão substituídos, como é o caso do Gestão Acadêmica, que terá seus dados migrados para o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Os manuais com todas as informações sobre o acesso e a utilização dos recursos dos módulos em atividade, além da descrição detalhada dos módulos e sistemas SIG, estão disponíveis na página: www.portalsig.ufg.br

O primeiro módulo, implantado em junho de 2013, foi o de marcação de férias, do Sistema de Gestão Integrado em Recursos Humanos (SIGRH). A informatização do agendamento de férias possibilita que os próprios servidores realizem a operação e que a chefia de cada setor homologue via sistema.

“Para a área de RH foi uma grande novidade, porque o controle das férias era estritamente manual. Antes, todas as unidades mandavam uma lista no papel com o nome da pessoa e os dados das férias. Essa lista era digitada por servidores do Departamento do Pessoal (DP) e transferida para o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) do governo federal”, explicou a diretora do DP da UFG, Maruska Vaz Sansaloni.

A gestora do SIGRH, Wilma Maria Gonçalves dos Santos, acredita que outro benefício foi o de modificar a cultura da universidade na marcação de férias, deixando a responsabilidade ao próprio servidor e ao diretor de sua unidade sobre a melhor data e possíveis alterações.

Para consolidar a implantação do módulo, era necessário que os servidores estivessem cadastrados no sistema. Por isso, foi implantado o módulo Cadastro.

De acordo com o coordenador-geral do SIG na UFG, Dannyel Cardoso da Fonseca, o sistema funciona de forma complementar, sendo que as informações de um módulo, muitas vezes, são dependentes de dados inseridos em outros. “Essa dependência é o que diferencia muito o SIG dos outros sistemas da universidade, porque esses não são tão acoplados em nível de informação”, disse. Dannyel Cardoso ressalta ainda outras vantagens do sistema: o funcionamento integral via web e a uniformidade do visual e do uso dos sistemas.

Parceria tecnológica – A UFG adquiriu o software de um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O suporte à implantação é feito por empresa que surgiu de uma incubadora da UFRN, que disponibiliza toda a tecnologia e atua na migração dos dados e customização dos módulos, segundo as especificidades da instituição, com o acompanhamento de uma equipe local da área de Tecnologia da Informação. Atualmente, 36 instituições federais utilizam o software, incluindo, entre elas, órgãos como a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência

Infográfico marcação de férias

Categorias: Gestão da Informação Tecnologia da Informação Férias