Notas da CAI

Em 15/09/14 10:08. Atualizada em 24/11/14 14:14.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 67 – setembro  – 2014

Assuntos Internacionais

Professor inglês articula pesquisas em Biomecâmica

Notas CAI - Biomecânica

O biólogo e professor do Evolutionary Morphology Biomechanics Laboratory da University of Liverpool, Inglaterra, Kristian D´Aout (à esquerda na foto), visitou a UFG no mês de agosto e foi recebido pelo reitor Orlando Amaral. Durante duas semanas, Kristian D´Aout desenvolveu atividades no Laboratório de Bioengenharia e Biomecânica da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), ministrou palestras sobre locomoção humana e animal e explicou sobre as possibilidades de intercâmbio, pesquisa e financiamento por sua universidade de origem, para diversas áreas do conhecimento. O interesse em visitar a UFG surgiu em 2013, durante um congresso de Biomecânica realizado no Brasil, quando o biólogo entrou em contato com o professor da FEF, Marcus Fraga (foto). Na ocasião, Kristian D´Aout e Marcus Fraga planejaram estratégias de cooperação que resultaram nessa primeira visita à UFG, com recursos da universidade inglesa.

O professor inglês, junto a pesquisadores da UFG, coletou informações sobre antropometria do pé humano de grupos indígenas. Kristian D´Aout investiga as adaptações culturais e biológicas da forma de andar do ser humano para detectar os diferentes estímulos e movimentos musculares. De acordo com Marcus Fraga, o estudo é preliminar e permitirá uma análise comparativa inicial da marcha em condições controladas e, assim, inspirar futuros trabalhos de campo. Kristian D´Aout afirmou que a análise da anatomia funcional dos diversos grupos indígenas contribuirá para a compreensão física e antropológica, bem como aplicada e clínica para o ambiente científico.

Leitora de espanhol atuará na UFG

Notas CAI - Leitora

Como resultado da assinatura do Memorando de Entendimento com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), vinculada ao Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha (Maec), a professora leitora María Asunción Perez Pajares atuará na área de Espanhol da Faculdade de Letras (FL) da UFG. A função da professora é apoiar o desenvolvimento e consolidação do ensino de espanhol na UFG. Ela permanecerá na instituição por um ano, podendo ter o contrato renovado por mais dois anos, e contribuirá também com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) no que se refere à cooperação com instituições espanholas. De acordo com a coordenadora da CAI, Ofir Bergemann, esse é o terceiro Memorando assinado pela UFG, que, nos últimos seis anos, trouxe outras duas professoras leitoras de espanhol: Victoria Palma Ehrichs (2008-2011) e Miriam P. Larrosa (2011-2014).

Administração Pública motiva parceria com Universidade de Maryland

Notas CAI - Maryland

O professor David Crumpton da University of Maryland (UMD), Estados Unidos, permaneceu em Goiás, no período de 28 de julho a 5 de setembro de 2014, como professor visitante na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal de Goiás (Face). David Crumpton está desenvolvendo uma série de atividades, com destaque para a formação de um grupo de pesquisa, com temas de interesse das áreas de Administração Pública das duas instituições (UFG e UMD), a formulação de diretrizes para um concurso de melhores práticas em Administração Pública, a elaboração de proposta de uma disciplina de administração Pública comparada entre Brasil e Estados Unidos, além da criação de um curso de especialização (lato sensu) em Análise de Políticas Públicas, uma das especialidades do professor, por meio de um convênio assinado entre as instituições, que abrirá novas oportunidades de intercâmbio. O convênio, assim como os projetos conjuntos a serem desenvolvidos, foram objeto de discussão em reunião realizada no dia 7 de agosto entre o reitor da UFG, Orlando Amaral, a coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann de Aguiar, os professores da Face, Vicente da Rocha Soares Ferreira e Estela Najberg, e o professor visitante.

Fonte: UFG Ascom

Categorias: intercâmbio Espanhol Leitora Face FEFD