Encontro nacional reune estudantes de Design
Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 67 – Setembro – 2014
Encontro nacional reune estudantes de Design
Texto: Thaíssa Veiga e Warlos Morais | Fotos: Carlos Siqueira e Adriana Cristina
Os participantes foram recepcionados no pátio da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), no Câmpus Samambaia pelos organizadores do evento que proporcionaram um momento descontraído de boas-vindas
O Encontro Nacional dos Estudantes de Design (NDesign) reúne anualmente estudantes de todo o País, desde o início da década de 1990, para discutir questões filosóficas, culturais e científicas que envolvem a formação e o mercado profissional na área. A organização do evento, feito exclusivamente por estudantes, foi composta por integrantes de cinco instituições: Faculdade Cambury, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), SENAC, UFG e Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Este ano a cidade-sede foi Goiânia e as atividades, como palestras, apresentações de cases, oficinas e workshops, foram realizadas no Câmpus Samambaia da UFG, de 19 a 26 de julho.
Cerca de 1.200 estudantes de todo o País apresentaram trabalhos acadêmicos e conferiram depoimentos de 78 profissionais convidados entre brasileiros e estrangeiros. De acordo com um dos organizadores, o estudante de Design Gráfico da UFG, Marcos Túlio Batista da Silva, a concentração das atividades e o alojamento do evento no Câmpus Samambaia proporcionaram maior mobilidade e entrosamento dos participantes. As opções de atividades foram extensas e os encontristas tiveram que se programar para conseguirem aproveitar o que julgavam mais importante dentro da programação. Foi o caso da designer gaúcha Kim Cândido, que estava ansiosa no início do evento: “Apesar de ter participado de vários outros eventos, estou com grande expectativa para as atividades do NDesign deste ano”, afirmou.
Depoimento de uma professora – A paulistana Ciça Fittipaldi há 40 anos é ilustradora e desde 1993 é professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. Convidada para apresentar seu case no NDesign, ela reconheceu a importância do evento organizado por estudantes, uma vez que até hoje a inserção no mercado de trabalho nessa área é difícil. “O mercado de Design em Goiânia era praticamente inexistente. As principais demandas eram da área de Identidade e Comunicação Visual, com uma prática profissional instalada no meio publicitário. A atuação de arquitetos também compartilhava o mercado de Design que teve que ser desbravado por nossos alunos, emergindo da UFG e da UCG”, esclareceu a professora.
Professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Ciça Fittipaldi, em uma das palestras do evento na qual apresentou suas experiências profissionais na área de Design
Políticas Públicas de Design – Ministrada pelo professor e coordenador do Laboratório de Políticas de Design da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gabriel Patrocínio, a palestra sobre políticas públicas de design apresentou aos participantes a percepção de que essa atividade profissional possui outros alcances. Para Gabriel Patrocínio, é preciso despertar o interesse pelo design no âmbito governamental. “Os profissionais da área normalmente se preocupam em explicar o que é o design, focando na sociedade, nas indústrias e, por último, no governo. Seria necessário atingir os governantes, conscientizando-os sobre a importância da área e, só então, passar para as indústrias e chegar à sociedade”, afirmou o professor.
Gabriel Patrocínio lembrou ainda a criação d’O Diagnóstico do Design Brasileiro, realizado pelo Centro Brasil de Design. Esse documento procura mostrar referências do Design para o desenvolvimento da indústria e oferecer, assim, subsídios para a elaboração dessa política pública no País. “O documento levantou dados importantes sobre determinados segmentos industriais que utilizam o design e esse estudo deve continuar sendo feito, pois orienta o governo sobre a importância da área”, disse Gabriel Patrocínio.
Mídias digitais – No último dia de atividades do NDesign, ocorreu a palestra É possível inovar em design para mídias digitais?, com o diretor de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira das Agências Digitais em Goiás (Abradi-GO), Leonardo Diogo. De acordo com ele, para encontrar a inovação, o que realmente importa é a experiência do usuário. O público leva em consideração muito mais o conteúdo do que a aparência. E é essa experiência que garante ao usuário um melhor aproveitamento do conteúdo. “Muitos confundem inovação com estas ferramentas: HTML5, JavaScript, Mobile, entre outros. Na verdade, esses são apenas recursos e eles são finitos, aparecem e somem com grande facilidade. Mas a inovação continua”, completa Leonardo Diogo.
Ana Yamaguti, formada em Design Gráfico pela UFG, afirma que “o design não é só estética, mas também a apresentação de soluções para um mercado que possui grande concorrência”.
Nesta Edição
Categorias: Encontro de estudantes NDesign 2014 Faculdade de Artes Visuais
Arquivos relacionados | Tamanho | Assinatura digital do arquivo |
---|---|---|
67 P13 | 1685 Kb | ad68c35c5e2d03edaada258eac4fc078 |