CAMINHOS DA PESQUISA: Conheça o Pibiti
CAMINHOS DA PESQUISA: Conheça o Pibiti
Texto: Angélica Queiroz
Criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) tem como objetivos contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e formar recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país, além de cidadãos plenos, com condições de participar de forma criativa e empreendedora em suas comunidades. O bolsista do programa, orientado por pesquisador qualificado, recebe bolsa por 12 meses, a partir do mês de agosto de cada ano.
A dinâmica do Pibiti é bem parecida com a do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), a diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa que deve ter viés de tecnologia, inovação ou tecnologia social. Coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Cândido Borges, explica que, quando comparado ao Programa Pibic, são especificidades do Pibiti:
- Pesquisas que estejam chegando ao fim de seu processo de desenvolvimento, mais perto da transferência para possíveis usuários;
- Ênfase no desenvolvimento de tecnologias, produtos ou processos;
- Possíveis aplicações por empresas, governos ou organizações do terceiro setor das tecnologias desenvolvidas;
- Parcerias com empresas, governos ou organizações do terceiro setor na execução do projeto.
Para ler o arquivo completo em PDF clique aqui
Nesta Edição
Categorias: Caminhos da Pesquisa PIBITI Edição 77