Agricultura familiar e movimentos sociais

Em 17/04/13 16:05. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 57 – ABRIL – 2013

Agricultura familiar e movimentos sociais

Texto: Felipe Homsi

agrocentroeste 2013

Em sua 11ª.  edição, a Agro Centro-Oeste Familiar 2013, tradicional feira voltada aos agricultores familiares,  pretende representar, por meio da participação dos produtores rurais e suas associações, o olhar e a dimensão dos movimentos sociais. Neste sentido, a conferência de abertura do evento vai abordar os seguintes temas: Agroecologia e produção de alimentos saudáveis; O avanço do agronegócio na agricultura familiar (AF) – status da agricultura familiar camponesa; e Assistência técnica especializada para agricultura familiar. O evento ocorrerá de 12 a 15 de junho, na UFG.

As palestras da conferência ocorrerão depois da abertura da feira, que terá início no dia 12 de junho, às 13h30. Haverá a presença de expositores que possuem um forte diálogo com os movimentos sociais, como pesquisadores e professores. As atividades do primeiro dia serão uma prévia das discussões a serem levantadas ao longo da feira. Os assuntos escolhidos levarão em conta também a importância da AF para a segurança alimentar.

Outro objetivo da Agro Centro-Oeste Familiar 2013 é evidenciar as diversas questões sociais, ambientais e econômicas que são levantadas devido à expansão do agronegócio. As alternativas de produção e comercialização dos produtos da AF também estão entre os focos do evento. Neste sentido, a temática das políticas públicas para o campo será apontada como um dos direcionadores das discussões.

Agro Centro-Oeste Familiar 2013
Data: 12 a 15 de junho
Local: Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal – Câmpus Samambaia da UFG
Contato: http://www.agro.ufg.br/agrocentro