III Workshop Multicultural atesta crescimento da mobilidade estudantil
Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 57 – ABRIL – 2013
III Workshop Multicultural atesta crescimento da mobilidade estudantil
Texto: Erneilton Lacerda | Fotos: Ana Maria Antunes
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG realizaram o III Workshop Multicultural da UFG – Integração e acolhimento aos estudantes estrangeiros PIAI (Programa de Intercâmbio Acadêmico-Internacional) e PEC (Programa Estudante-Convênio de Graduação). O evento, ocorrido em três de abril, no auditório da Biblioteca Central, reuniu 70 estudantes estrangeiros, de diversas nacionalidades, com seus respectivos orientadores.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou que, em seu período à frente da Reitoria, tem buscado a ampliação e consolidação dos programas de mobilidade, visto que “os intercâmbios são uma ótima maneira de levar o nome da Universidade Federal de Goiás e do Brasil para o exterior”. Edward Madureira disse ainda que, “nestes primeiros momentos da chegada dos estudantes, é importante que haja atividades de acolhimento e integração, como o Workshop Multicultural, para demonstrar toda nossa receptividade”.
Atualmente, 33 estudantes de países em desenvolvimento estão matriculados em cursos de graduação da UFG pelo PEC-G. O maior diferencial do PEC-G de outros programas de mobilidade, conforme explica o seu coordenador Lawrence Gonzaga Lopes, é permitir que a graduação seja feita, do início ao fim, pelo estudante estrangeiro na instituição acolhedora. “São 49 países participantes do convênio, sendo que, ultimamente, os países africanos têm predominância no envio de alunos. As áreas da Comunicação Social e de Saúde são as mais procuradas”, disse.
Em 2012, 252 estudantes de graduação da UFG fizeram intercâmbio em países conveniados à instituição, ao passo que 57 estrangeiros passaram pela universidade. A coordenadora da CAI, Ofir Bergemann, acredita que a tendência é de crescimento para ambas as modalidades de intercâmbio. “Os investimentos da UFG na área de mobilidade estudantil cresceram bastante nos últimos anos. Já temos convênio com 26 países e a pretensão da CAI é desenvolver ainda mais essa integração.”
Evento foi esclarecedor quanto às obrigações, direitos e dificuldades do intercâmbio acadêmico
Esclarecimento – O workshop ofereceu palestras de diversas temáticas para os presentes, como “A medicina do viajante: precauções e riscos para a saúde” e “Polícia federal: orientações e procedimentos para estrangeiros”. Nesta última, a agente da Polícia Federal, Patrícia Ferreira da Silva, deu dicas para os intercambistas estarem sempre em dia com a documentação exigida em território nacional. “É importante, principalmente, que o estudante estrangeiro sempre esteja atento aos prazos e cumpri-los, para que não haja o vencimento do visto”, asseverou. Segundo ela, este tem sido o principal problema envolvendo intercambistas.
Nesta Edição
Arquivos relacionados | Tamanho | Assinatura digital do arquivo |
---|---|---|
57 P11 | 368 Kb | 54a299b54480c9a9828a7f42d90ed8dd |