Editorial Mudanças na gestão acadêmica
Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 57 – ABRIL – 2013
Editorial: Mudanças na gestão acadêmica
Texto: Sandramara Matias Chaves*
Desde de novembro de 2012, a UFG convive com um novo Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG). Até então, vigorava o Regulamento aprovado em 2002. O crescimento da graduação, a implantação de cursos a distância e as inovações curriculares conferiram um cenário acadêmico mais diversificado e complexo, o que exigia o aperfeiçoamento das normas em vigor.
Assim, em março de 2008, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), ouvida a Câmara de Graduação, instituiu uma comissão composta por docentes coordenadores de curso, servidores técnico-administrativos da Prograd e do Centro de Gestão Acadêmica (CGA) e discentes para reformulação do RGCG. O trabalho da comissão, além de revisar todo o RGCG em vigor, agregou à nova proposta outras resoluções que tratavam da gestão e administração acadêmica dos cursos de graduação.
Concluída em novembro de 2008, a proposta da comissão foi apresentada à comunidade universitária que, atenta às mudanças em discussão, opinou e contribuiu com sugestões, aprimorando ainda mais o texto da proposta.
O processo de apreciação iniciou-se em março de 2009, na Câmara de Graduação, e finalizou-se em novembro de 2012, quando da sua aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec). Assim, o RGCG reformulado foi aprovado na forma da Resolução CEPEC Nº 1122, de 9 de novembro de 2012.
Durante esse tempo, tais instâncias deliberativas deflagraram importantes discussões acerca da proposta, realçando o comprometimento e a sensibilidade de todos os envolvidos na aprovação do Regulamento. Dessas discussões, destacamos a elevação da nota final para aprovação de 5,0 para 6,0 e as regras de exclusão de alunos da UFG, que demandou pesquisa consultiva a outras instituições públicas de ensino superior.
A consolidação de um formato de projeto pedagógico, a adequação das normas para os cursos a distância e os estágios curriculares, o novo modelo de registro acadêmico que contempla o intercâmbio e a mobilidade estudantil são elementos indicadores de que as mudanças perpetradas no novo RGCG coadunam com a realidade acadêmica advinda da expansão e da reestruturação da UFG.
Assuntos de interesse estudantil foram, também, foco da reformulação. Assim, o novo Regulamento dispõe, de forma mais criteriosa e detalhada, sobre revisão de nota, segunda chamada, aproveitamento de disciplinas, trancamento de matrícula, exercício domiciliar, entre tantas outras situações interpostas na vida acadêmica dos estudantes.
Sabe-se que a qualidade do ensino de graduação perpassa as normas acadêmicas fixadas pela instituição, mas o RGCG contribui, à sua maneira, para o processo didático-pedagógico e de formação dos estudantes da UFG.
Convidamos todos a conhecê-lo!
*Profa. Sandramara Matias Chaves
Pró-Reitora de Graduação da UFG
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