Encontro debate o ensino de Filosofia

Em 13/03/13 17:14. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
ANO VII – Nº 56 – MARÇO – 2013

Encontro debate o ensino de Filosofia

Texto: Luiza Mylena | Fotos: Thamara Fagury

Silvio Carlos

Silvio Carlos,  coordenador  do curso de Filosofia no Câmpus Goiás

As palavras aprender e ensinar foram as mais pronunciadas nos três dias de duração do II Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Filosofia (Enepefil) e do IV Encontro dos Estudantes de Filosofia da Cidade de Goiás – Eu Penso. Os eventos receberam estudiosos das Universidades Federais de Uberlândia, da Bahia, de Santa Maria, da própria UFG e da PUC do Rio Grande do Sul. As atenções foram voltadas para a disciplina de Filosofia que tornou-se obrigatória no ensino médio brasileiro em 2008.

Durante o evento essa obrigatoriedade foi o foco das palestras, mesas-redondas e relatos de experiência. A grande discussão foi em torno da forma como a disciplina seria ministrada para alunos que muitas vezes só irão ver a Filosofia no 1º Ano do ensino médio. O que pode ser um problema, já que os estudantes podem apresentar resistência por não terem tido contato algum com a disciplina anteriormente. Estudantes e docentes recorreram à filosofia do conhecimento para entender mais sobre os processos de ensino e a aprendizagem pensando em maneiras que os estudantes possam compreender melhor a Filosofia.

Os pesquisadores e os estudantes tiveram a oportunidade de dividirem suas experiências sobre o ensino da Filosofia. As conversas eram informais reforçando a ideia filosófica que é possível aprender e ensinar ao mesmo tempo. Eles relataram as dificuldades encontradas em sala de aula, métodos utilizados para melhorar o ensino da disciplina e formas de levar a Filosofia para o cotidiano dos estudantes.

Palestrantes de abertura do evento

Ricardo de Carvalho (UFG) e Sérgio Sardi (PUC-RS), que proferiu palestra de abertura do evento

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
56 p13 230 Kb df2b8fd4b768f55d5d1116132f2a800b