Comunidades vulneráveis recebem orientação para acesso aos direitos

Em 02/06/15 15:15. Atualizada em 11/06/15 09:39.

cabeçalho 73

Comunidades vulneráveis recebem orientação para acesso aos direitos

Iniciativas de Assessoria Jurídica Universitária Popular dos cursos de Direito da Regional Goiânia e Cidade de Goiás incentivam prática dos estudantes
 Texto: Serena Veloso

Com o objetivo de efetivar a extensão na universidade e fomentar a produção de conhecimento voltada para as demandas da sociedade, com a concretização da função social da instituição, a Faculdade de Direito da UFG da Regional Goiânia formou, em 2004, o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Najup), composto por estudantes do curso de Direito, mas aberto à participação da comunidade universitária. A proposta do projeto de extensão é promover atividades de formação e educação na área jurídica nas comunidades, na perspectiva da democratização do acesso aos direitos entre grupos minoritários e movimentos sociais. Mais do que isso, a ideia é trabalhar a emancipação dos sujeitos com instrumentos políticos capazes de habilitá-los à solução de seus próprios conflitos.

Em 2014, a iniciativa foi ampliada para o curso de Direito da Regional Goiás, com a criação do Grupo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Gajup), com o mesmo viés de atuação. A partir dos projetos, os estudantes desenvolvem cursos, oficinas, seminários, palestras e dinâmicas diversas, sobre o princípio da educação popular, no intuito de estabelecer um diálogo pautado, com base nas necessidades mais sentidas dessas populações, no empoderamento e conscientização quanto aos direitos assegurados no âmbito da legislação, mas também de ordem coletiva. Integra esse processo a vivência da realidade dos grupos trabalhados, de forma a estabelecer uma experiência transformadora, tanto para sociedade como para os estudantes, por meio da troca de conhecimentos.

A atuação do Najup e Gajup vem, ainda, proporcionar a formação interdisciplinar dos estudantes associada à prática, com o entendimento mais profundo das questões que cercam as diversas realidades sociais, o que mobiliza também a busca do conhecimento além do adquirido em sala de aula, transpondo as fronteiras da universidade. Para isso, são realizadas atividades de estudos que vão dar suporte às ações do projeto.

Os grupos são abertos para oferecer assessoria às demandas das comunidades. O contato pode ser realizado por meio das redes sociais ou dos integrantes dos projetos. Confira como ter acesso aos serviços:

Núcleo de Assessoria Jurídica Popular
Regional Goiânia