Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Moda e Poesia se encontram no 8º FAV Fashion

Em 07/11/13 10:19. Atualizada em 24/11/14 14:13.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 63 – OUTUBRO – 2013

Moda e Poesia se encontram no 8º FAV Fashion

Formandos do curso de Design de Moda apresentam coleções em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes

Texto: Erneilton Lacerda | Fotos: Matheus Geovane

Moda e poesia

O trabalho ganhou vida nos corpos das modelos

“Quer? Então faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva”, disse o poeta Vinicius de Moraes, que completaria cem anos de vida em 2013. E a chuva, intermitente, caiu na noite de oito de outubro. Entretanto, o clima continuou quente na oitava edição do FAV Fashion, cujo homenageado foi justamente Vinicius de Moraes, o “poetinha”. O evento é organizado anualmente por alunos formandos do curso de Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG.

“De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto’’ *

Ao som de canções compostas por Vinicius de Moraes, como “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade” e “Pelas Luz dos Olhos Teus”, passaram pela passarela, montada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, modelos vestindo as peças desenvolvidas por 17 estudantes. Cada um deles escolheu três de suas criações para representar o trabalho iniciado há um ano e meio.

estilistas

Estudantes comemoram o sucesso de suas criações

A organização do evento confessa a dificuldade de escolher um tema único, com tantos estilos diferentes entre as designs de moda que apresentaram suas coleções. No entanto, aos poucos, isso foi mudando à medida que conheciam a vida e a obra de Vinicius de Moraes. “Quanto mais conhecíamos seus sonetos e canções, mais éramos tocadas por esse tema tão apaixonante”, relataram as estudantes no material de divulgação do evento.

Uma das organizadoras que atuou no backstage, Indyanelle Marçal, faz parte do Centro Acadêmico de Design de Moda e salientou que o FAV Fashion é a ocasião conveniente para que os estudantes exponham “conhecimentos e habilidades adquiridos durante toda a graduação”. Ela é estudante do sexto período e acredita que fazer parte da organização é uma oportunidade significativa. “É uma experiência que contribui, porque no ano seguinte será a minha vez de apresentar minhas criações. Então, participar nos bastidores já é uma forma de preparação para todo o processo.”

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo’’ *

A estudante Flávia Barros foi uma das que apresentou sua própria coleção no FAV Fashion 2013. Graduada em Administração e especialista em Recursos Humanos, ela realizou um sonho antigo ao ingressar no curso de Design de Moda. “Apresentar minha coleção no FAV Fashion foi a concretização de uma experiência indescritível, que foi fazer Design de Moda. Foi uma realização pessoal ver as minhas criações serem apresentadas ao público”, emocionou-se.

O mercado de trabalho em Goiânia ainda é fechado para o estudante de moda, acredita Flávia Barros. “Por isso, a grande importância do FAV Fashion para os estudantes que estão concluindo o curso e que terão de enfrentar uma nova fase: buscar a inserção no mercado. O evento proporciona essa visibilidade ao nosso trabalho.”

Graduado em Design de Moda pela UFG, em 2012, o estilista Pedro Porto não deixou de conferir a produção apresentada no FAV Fashion. Além de ter participado algumas vezes nos bastidores, ele foi um dos estudantes que apresentou uma coleção no ano passado. “O evento é uma oportunidade única para que os concluintes do curso de Design de Moda possam mostrar o resultado de um longo período de trabalho, tanto na parte de criação, quanto na parte de modelagem, costura e acabamento”, destacou.

“Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar’’
* Vinícius de Morais

Desfile morena

A criatividade chamou a atenção do público

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
63 p16 338 Kb 8cae9c30113dc3db86535294df136407