Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Luiz

Jornal UFG: construindo pontes entre ciência e sociedade

Em 03/01/25 14:25. Atualizada em 03/01/25 14:25.

Em 2024, veículo publicou mais de 220 matérias e foi acessado por cerca de 275 mil pessoas

Luiz Felipe Fernandes

No ano de 2024, o Jornal UFG reafirmou seu papel como um dos principais veículos de comunicação voltados à divulgação científica em Goiás. Produzido pela Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Secom/UFG), a publicação deu continuidade à sua missão de divulgar pesquisas e projetos de extensão e cultura da UFG e de contribuir para o debate público sobre temas da atualidade.

Mesmo em um ano de desafios, como a greve dos técnicos administrativos em educação e as contingências do setor público brasileiro, o Jornal UFG alcançou uma produção pujante, com a publicação de mais de 220 matérias e artigos. Esse volume de trabalho é reflexo do comprometimento da equipe, que, apesar de reduzida, mantém o foco na qualidade e na abrangência de sua cobertura jornalística.

Ao longo do ano, o site do Jornal UFG recebeu mais de 275 mil visitantes, o que demonstra o interesse da sociedade por temas científicos e a importância desse veículo de comunicação como fonte de informação confiável e de qualidade.

Além disso, com a inserção nas redes sociais por meio de um perfil no Instagram e um canal no WhatsApp, a publicação ampliou ainda mais seu alcance e interação com o público. E como consequência de todo esse trabalho, conquistamos diversos prêmios em 2024, como o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Prêmio Fieg de Comunicação e o Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos.

Nosso conteúdo abrange todas as áreas do conhecimento, compartilhando, não só com a comunidade acadêmica, mas também com toda a sociedade, o que está sendo produzido em unidades acadêmicas, programas de pós-graduação, laboratórios, grupos de pesquisa e projetos de extensão da UFG.

Com isso, não temos dúvida de que o Jornal UFG está inserido no ecossistema jornalístico local e nacional, ao mesmo tempo complementando e contrapondo-se à mídia comercial, que muitas vezes negligencia em sua cobertura áreas como as Humanidades e as Ciências Sociais Aplicadas como produtoras de conhecimento científico.

Entre os temas noticiados em 2024, houve grande ênfase em descobertas científicas, como novas espécies de plantas e fungos, além de um novo dinossauro que habitou a região da Caatinga. Publicamos em primeira mão estudos de relevância internacional, como a descoberta de um novo material supercondutor e de uma nova classe de polarons.

Na área da saúde, abordamos estudos fundamentais para a busca por novos tratamentos para doenças como leishmaniose, esquistossomose e covid-19. Atentos às grandes discussões e preocupações contemporâneas, demos grande destaque a pesquisas relacionadas ao meio ambiente, com matérias sobre poluição por microplásticos, as consequências globais da seca extrema e as vulnerabilidades de biomas como o Cerrado e a Amazônia.

As matérias de arte e cultura atraíram grande interesse dos leitores, com destaque para análises de filmes e séries sob o ponto de vista científico. O diálogo de saberes esteve presente em matérias que abordaram temas como o reencontro de indígenas Iny Karajá com pertences culturais na Europa, contribuindo para a construção de uma linha editorial inclusiva e multidisciplinar.

Ressaltamos que a participação ativa da comunidade acadêmica é fundamental para fazer com que o Jornal UFG amplie ainda mais o trabalho de divulgação científica que vem fazendo há quase duas décadas. As sugestões de pautas, artigos e colunas por parte de professores, técnicos, pesquisadores e estudantes enriquecem o conteúdo do jornal, garantindo diversidade temática, informação qualificada e maior representatividade das diferentes áreas do conhecimento.

Por tudo isso, o Jornal UFG demonstra sua capacidade de pautar e fazer circular a ciência em Goiás, criando pontes entre a academia e a sociedade. Ao consolidar-se como uma referência em comunicação pública da ciência e tecnologia, reafirma o compromisso com a democratização do saber, fomentando debates que estimulam a cidadania, o pensamento crítico e a valorização da ciência como instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e bem informada.

 

Luiz Felipe Fernandes é jornalista da Secom/UFG, doutor em Ciências e editor-chefe do Jornal UFG.

 

Equipe jornalismo

Equipe de profissionais e bolsistas da Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação da UFG (Foto: Evelyn Parreira)

 

Envie sua sugestão de artigo para o Jornal UFG
Acesse aqui as diretrizes para submissão.

Receba notícias de ciência no seu celular
Siga o Canal do Jornal UFG no WhatsApp e nosso perfil no Instagram.

Política de uso
Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal UFG.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal UFG e do autor.

Fonte: Secom UFG

Categorias: artigo Institucional Secom