Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Laboratório multidisciplinar inova forma de produção de pesquisas

Em 30/11/12 11:25. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 54 – NOVEMBRO/DEZEMBRO – 2012

 

Laboratório multidisciplinar inova  forma de produção de pesquisas

Iniciativa une as áreas de Arte, Computação, Música e Comunicação para gerar projetos que englobam arte tecnológica, produção de banco de dados e sistemas de controle

Texto: Kharen Stecca | Fotos: Weber Félix, Carlos Siqueira e Divulgação

 

No processo de geração de novas tecnologias é importante ir além de funcionalidades e objetivos práticos. É preciso, antes de tudo, ser criativo. Nada é mais eficiente que unir diversas áreas do conhecimento para gerar novas possibilidades.  É exatamente com essa premissa que o Media Lab, o mais novo laboratório da UFG, trabalha.


Unidade vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e criada pelo Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas, o laboratório une diversas áreas do conhecimento, como Arte, Computação, Música e Comunicação, para gerar diversos projetos de arte tecnológica, design de interfaces computacionais e mídias interativas, como jogos eletrônicos, sistemas de controle e banco de dados.


Em 2011 o laboratório foi contemplado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com base no edital do Fundo de Infraestrutura (CT-Infra), para construir sua sede própria, localizada no Câmpus Samambaia. O orçamento da obra é de R$ 1 milhão e 300 mil reais. A inauguração deve ocorrer em maio de 2013, durante o Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. O laboratório é multiusuário e composto por gabinetes de pesquisa, laboratórios de hardware, de software, sala de reunião, centro de documentação, miniauditório, estúdio de áudio,  fotografia e vídeo, sala de tratamento de imagens e sala de exposição.

Professor Cleomar Rocha

 

 

 

 

 

Cleomar Rocha, coordenador do projeto, acredita que a inauguração
do novo prédio dará maior força à pesquisa multidisciplinar

 

O coordenador geral do Media Lab e professor da Faculdade de Artes Visuais, Cleomar Rocha, ressalta que hoje há nove pesquisadores, todos doutores, dez alunos, entre graduandos, mestrandos e doutorandos, além de sete entidades, incluindo a Secretaria Estadual de Cultura, envolvidos com os projetos. “Considerando todas as unidades e órgãos, alcançamos algo próximo a cem pessoas no projeto”, afirma.


Para o professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), Goiamérico Felício Carneiro dos Santos, o Media Lab vem suprir uma enorme lacuna existente na UFG. “Na era cibercultural, a universidade tem pela frente o inevitável desafio de integrar seus diferentes campos de conhecimento num laboratório de mídias digitais, que propiciasse o pleno desenvolvimento de projetos de pesquisas. Com a implementação do laboratório, a UFG entra em consonância com os grandes centros de pesquisa tecnológica”, afirma. O professor Hugo Nascimento, do Instituto de Informática, e coordenador do Centro de Recursos Computacionais da UFG  (Cercomp), também acredita nessa parceria: “Discutimos ideias, apoiamos a submissão de projetos de pesquisa e de financiamentos. Acreditamos que podemos fortalecer os laços entre os diversos campos de conhecimento com a nossa bagagem técnica na área de informática”, afirma o professor.

 

Projetos vinculados ao Media Lab

Mesa Interativa

Mesa interativa multitoque

A mesa interativa multitoques é um artefato desenvolvido pelo professor Márcio Rocha, da Faculdade de Artes Visuais, com apoio da equipe do Media Lab, similar à Surface (agora renomeada como Pixel Sense) desenvolvida pela Microsoft. O recurso tem baixo custo de desenvolvimento e propõe uma experiência além da interação por meio de dispositivos eletrônicos tradicionais, que fazem uso do mouse ou teclado. Sua interface permite interação com o conteúdo digital de forma intuitiva, fluida e natural, por meio de toques múltiplos e gestos, estreitando a relação entre as pessoas e a tecnologia. A mesa interativa permite explorar, experimentar e testar projetos desenvolvidos no Media Lab, como jogos educacionais, programas de aprendizado, instalações artísticas, games e aplicativos, utilizando recursos que proporcionem um ambiente colaborativo e multiusuário, na elaboração de pesquisas destinadas à compreensão dos fenômenos entre a interação humana e os dispositivos tecnológicos.

Sobre Vôos

Sobrevoos Drone

SobreVôos é uma instalação que   se apropria de tecnologias disponíveis e cria a oportunidade de experiências interativas, colaborativas e imersivas, utilizando-se de um veículo aéreo não tripulado (VANT), de modelo quadricóptero, controlado por quatro hélices, equipado com sistema de câmera móvel e transmissão de vídeo. Óculos imersivos com captação do movimento da cabeça (head-tracking) movimentam a câmera acoplada no quadricóptero, possibilitando controlar colaborativamente o VANT e a câmera, em uma experiência imersiva. Para saber mais acesse: www.medialab.ufg.br

 

Portal UFG

O Media Lab, em parceria com o Cercomp, está desenvolvendo o novo Portal Web da UFG. O projeto deve tornar o portal mais moderno e com mais recursos que o atualmente em uso, que funciona com base na ferramenta Weby, e é um dos sítios mais acessados em Goiás.  A aplicação zela pela acessibilidade da interface gráfica. O projeto é uma demanda da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) com o apoio de profissionais da Assessoria de Comunicação e Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar).

Residência artística

Numa iniciativa inédita para o laboratório, o Media Lab tornou-se parceiro da ONG Casa da Árvore, com o fim de proporcionar residências artísticas (uma espécie de estágio) como a realizada em outubro, intitulada “Res#6: novos territórios”. Nesta edição candidataram-se artistas e pesquisadores de outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Espanha.


Os artistas selecionados para a residência foram os equatorianos Juan Carlos León e Quiliro Ordóñez, com o projeto ‘e-ler: ações hacker para um bom compartilhamento’,  que consiste em propor um dispositivo barato, confeccionado com softwares livres, cujo objetivo é criar um dispositivo com portas USB, que permita aos usuários baixar e realizar uploads de arquivos para uma midiateca na Internet. A intenção é criar algo bem mais barato que um computador e que permita interatividade do usuário com os conteúdos disponíveis na midiateca.  O projeto foi desenvolvido no Centro Cultural Gustav Ritter, no setor Campinas.

 

Media Lab no mundo

Este projeto visa a formar um conjunto de embaixadores do Media Lab UFG em alguns países, para a divulgação e prospecção de acordos e convênios, que permitam a realização de eventos internacionais, com efetiva participação e colaboração de estrangeiros, inclusive pela internet, além de pesquisas conjuntas, com participação do Media Lab. Já existem embaixadores no Canadá, Argentina, Inglaterra, Itália, Espanha, França e Tailândia.

 

Espante os corvos de Van Gogh

Espante os corvos

O trabalho interativo “Espante os corvos de Van Gogh” é uma arte computacional  desenvolvida na disciplina Poéticas artísticas na cultura contemporânea, orientada pelo professor Cleomar Rocha. Ele usou softwares e hardwares específicos para criar o processo de interação com a tela Campos de trigo com corvos, do holandês Vincent Van Gogh. “Baseado em interface de reconhecimento de gestos, o sistema interativo convida o participante a ultrapassar a contemplação, tida na pintura original, e alcançar a interação com os elementos retratados, com a possibilidade de espantar os corvos”, explica Cleomar Rocha. O movimento do participante na frente da projeção resulta na fuga dos pássaros na tela da pintura,  dando novos propósitos ao trabalho, de origem pós-impressionista. Para ver a obra é só acessar o link http://www.medialab.ufg.br/site/#espante-os-corvos-de-van-gogh, com o vídeo do trabalho sendo apresentado na Faculdade de Artes Visuais (FAV).

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Jornal UFG 55 p 20 e 21 1665 Kb 7dd418659eca34fc8fef895b945276fe