Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Cresce o número de projetos contemplados com o ProExt

Em 30/11/12 11:33. Atualizada em 21/08/14 11:46.

Logo Jornal

Publicação da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás 
ANO VII – Nº 54 – NOVEMBRO/DEZEMBRO – 2012

 

Cresce o número de projetos contemplados com o ProExt

Texto: Fábio Gaio | Foto: Chico Santos

O resultado final do edital que selecionou programas e projetos desenvolvidos pela UFG, que irão receber em 2013 recursos do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação (MEC), trouxe para o Câmpus Catalão (CAC) um aumento expressivo do número de contemplados. Em um total de 18 programas e projetos selecionados, dez se referem a Goiânia, três a Jataí e cinco a Catalão. Para a coordenadora geral de Extensão e Cultura do Câmpus Catalão, Maria do Carmo Morales Pinheiro, este é um momento importante para o CAC, onde a extensão local tem sido pensada com empenho e dedicação pelos servidores.

Ludoteria de Catalão
Ludoteca, um dos projetos contemplados com o ProExt

 

De acordo com Maria do Carmo, serão destinados 450 mil reais em recursos, sendo 50 mil reais para os três projetos e 150 mil reais para os dois programas. A professora esclarece que os programas contemplam duas ou mais ações extensionistas, como a promoção de um evento e a criação de um curso. Já o projeto corresponde a apenas uma ação. As linhas temáticas contempladas em Catalão estão focadas em educação, cultura e arte, desenvolvimento rural e geração de trabalho e renda, por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários. Todo o investimento deverá ser justificado e a verba destinada ao projeto poderá ser utilizada para concessão de bolsa a alunos de graduação. É possível investir também na aquisição de material de consumo e permanente, contratação de serviços de terceiros e pagamento de diárias e passagens.


Os recursos devem ser utilizados durante o ano de 2013, não podendo ser redistribuídos para o ano seguinte. Conforme Maria do Carmo, o autor do projeto  precisa enviar pela internet, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) do MEC, os relatórios referentes à ação, para que a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proad), responsável pela administração local da verba, faça a devida prestação de contas. Para a professora, a maior dificuldade em relação ao ProExt refere-se aos prazos para cumprimento dos trâmites burocráticos na universidade, já que a demora na aquisição de materiais e pagamentos diversos algumas vezes pode comprometer o projeto, pois os recursos ficam disponíveis por apenas um ano.
 
O ProExt – O ProExt é um programa do MEC desenvolvido em parceria com outros ministérios, com o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implantação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária, com ênfase na inclusão social.


Todos os anos o MEC distribui para cada universidade um quantitativo de vagas que poderão ser contempladas com os recursos do ProExt. As próprias universidades realizam uma seleção local, o que, no caso da UFG, é feito pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Em seguida, os classificados partem para a etapa seletiva nacional, quando avaliadores do MEC, via SIGproj, selecionam os melhores projetos.


O Sistema SIGproj tem como objetivo auxiliar o planejamento, a gestão, a avaliação e a publicidade de projetos de extensão, pesquisa, ensino e assuntos estudantis desenvolvidos e executados nas universidades brasileiras. A elaboração de projetos é feita em formulário online no SIGProj diretamente pelo coordenador/tutor da proposta, nas respectivas unidades institucionais, conforme as normas de cada instituição.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Jornal UFG 55 p 22 497 Kb 74605d4f992e617db3d92c90fad2c3d5